Cadbury - um dos nomes mais famosos do chocolate - começou apenas com uma loja em Birmingham. John Cadbury(1801-1889) vendia principalmente chá e café, mas o clientes logo desenvolveram o gosto pelo cacau a que ele fez publicidade. Mais tarde, os filhos, Richard e George, ficaram à frente do negócio, logo se dispuseram a adaptar as novidades da época, como a prensa de Van Houten. O seu cacau desengordurado foi muito bem recebido pelo público.
Em 1868, os irmãos Cadbury apresentaram a primeira caixa de chocolates (rebuçados cobertos com chocolate).
Os Cabury como quakers (movimento religioso que se separou da igreja de Inglaterra com uma forte fé na justiça, na paz e no fim da pobreza) consideravam o cacau uma alternativa saudável à bebida do demónio (álcool), esperavam, portanto, convencer os pobres a deixar a cerveja e o gim para beber cacau. Mas os irmãos Cadbury fizeram mais.
Em 1879, compraram um terreno de 6 hectares e mudaram a sua fábrica para o campo a 6 km a sul de Birmingham. Construíram uma aldeia para os trabalhadores e chamaram-lhe Bournville. As casas eram muito melhores que as dos bairros da cidade e cada uma tinha um jardim à frente e uma pequena horta. Por outro lado, não haviam pubs, por causa das crenças religiosas dos Cadbury, mas havia parques e jardins, piscinas, campos de futebol, salas de concertos...foram os pioneiros na salvaguarda do bem-estar dos trabalhadores.
0 comentários:
Enviar um comentário