Galeria dos Heróis

Aqui poderás encontrar alguns dos homens que marcaram o mundo da chocolateria para sempre. Esta página é um complemento da história do chocolate.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

François-Louis Cailler


François-Louis Cailler (1796-1852) foi o primeiro fabricante suíço de chocolate, o primeiro de muitos!

Diz-se que foi numa feira local que o jovem François viu e provou pela primeira vez chocolate, através de fabricantes italianos. Pouco depois, partia para a Itália, onde trabalhou durante quatro anos na fábrica de chocolates Caffarel.


Quando regressou, Cailler era um mestre chocolateiro. Em 1819 abriu a primeira fábrica no lago de Genebra.


O chocolate Suíço estava lançado.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Phillipe Suchard


O mundo ficará eternamente reconhecido ao inventor do Milka.


Phillipe Suchard (1797-1884) tinha apenas 12 anos, quando se apercebeu da importância do chocolate. Fora ordenado a ir à farmácia comprar meio quilo de chocolate para a sua mãe que estava doente, naquela altura acreditava-se que o chocolate era um medicamento. Mas o preço do chocolate era o suficiente para pôr qualquer pessoa doente. Custava seis francos - o salário de três dias de um operário daquele tempo!


A julgar pelo preço, Phillipe começou a pensar que se o chocolate custava tanto, então devia haver falta dele, e portanto necessidade de produzir mais. Assim, inicia a sua aprendizagem de confeiteiro com o irmão em Berna (Suíça) e após uma estada de um ano nos E.U.A monta a sua confeitaria em Neuchâtel (Suíça). No ano seguinte, monta, em Serrières, uma fábrica, usando uma máquina que ele próprio inventou. Consegue então produzir 30 kg de chocolate por dia com um único operário. A empresa cresce e expande-se à Alemanha e França, ao mesmo ritmo que lhe são concedidas medalhas e prémios em feiras internacionais.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Henri Nestlé e Daniel Peter

Quem não conhece a Nestlé?


Hoje em dia, o Kit Kat e o Lion são dois dos mais famosos snacks de chocolate do mundo. Mas Henri Nestlé( 1814-1890) não começou como fabricante de chocolates, mas como farmacêutico. Em meados de 1860, Nestlé criou uma farinha láctea capaz de substituir o leite materno para as crianças que não podiam aceitar o leite das mães. O produto tornou-se um sucesso mundial.


Mais tarde, Nestlé envolve-se na produção de leite em pó. Um amigo e vizinho Daniel Peter, que herdara do sogro François-Louis Cailler ( 1836-1919) o negócio, teve a ideia de misturar o leite em pó de Nestlé com o chocolate. Resultado?? Chocolate de Leite!!

Juntos, Henri Nestlé e Daniel Peter fundaram a Nestlé Company .

domingo, 27 de dezembro de 2009

Joseph Fry


Joseph Fry (1728-1787) fundou a J S Fry & Sons em 1756.

Até meados do século XIX, o único chocolate que se podia comer era na forma de bolos secos ou quebradiços. Em 1847, a firma Fry experimentou misturar pó de cacau com manteiga de cacau derretida. O resultado foi um chocolate que podia ser moldado. Era o início das tabletes de chocolate!
A tablete de chocolate foi apresentada numa exposição em Birmingham em 1849.

sábado, 26 de dezembro de 2009

John Cadbury

Cadbury - um dos nomes mais famosos do chocolate - começou apenas com uma loja em Birmingham. John Cadbury(1801-1889) vendia principalmente chá e café, mas o clientes logo desenvolveram o gosto pelo cacau a que ele fez publicidade. Mais tarde, os filhos, Richard e George, ficaram à frente do negócio, logo se dispuseram a adaptar as novidades da época, como a prensa de Van Houten. O seu cacau desengordurado foi muito bem recebido pelo público.



Em 1868, os irmãos Cadbury apresentaram a primeira caixa de chocolates (rebuçados cobertos com chocolate).

Os Cabury como quakers (movimento religioso que se separou da igreja de Inglaterra com uma forte fé na justiça, na paz e no fim da pobreza) consideravam o cacau uma alternativa saudável à bebida do demónio (álcool), esperavam, portanto, convencer os pobres a deixar a cerveja e o gim para beber cacau. Mas os irmãos Cadbury fizeram mais.

Em 1879, compraram um terreno de 6 hectares e mudaram a sua fábrica para o campo a 6 km a sul de Birmingham. Construíram uma aldeia para os trabalhadores e chamaram-lhe Bournville. As casas eram muito melhores que as dos bairros da cidade e cada uma tinha um jardim à frente e uma pequena horta. Por outro lado, não haviam pubs, por causa das crenças religiosas dos Cadbury, mas havia parques e jardins, piscinas, campos de futebol, salas de concertos...foram os pioneiros na salvaguarda do bem-estar dos trabalhadores.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Milton Hershey

Milton Snavely Hershey (1857-1945) era um homem que tinha grandes ideias. Ficou conhecido na história por ter aplicado os princípios da produção industrial de Henry Ford à confecção do chocolate.


Aos 15 anos Hershey começou como simples aprendiz numa fábrica de doces. Quatro anos mais tarde, o menino-prodígio tinha o seu próprio negócio de rebuçados. Os caramelos eram a sua especialidade, mas em 1893, quando visitou uma exposição e viu uma máquina a fazer chocolate, compreendeu que o futuro estava ali e comprou logo a máquina.


De regresso a casa, vendeu o negócio dos caramelos por uns bons milhões de dólares e começou a construir a sua fábrica de chocolate na Pensilvânia. Tudo era feito por máquinas e correias transportadoras, de forma, que, em breve, ele pôde apresentar milhares (actualmente milhões)de embalagens dos seus produtos. À imitação dos irmãos Cadbury, Hersheys construiu uma cidade para os seus trabalhadores em volta da fábrica, mas muito maior.


Blogspot Template by António, Joana, João, Marisa e Miguel. Powered by Blogger