Galeria dos Heróis

Aqui poderás encontrar alguns dos homens que marcaram o mundo da chocolateria para sempre. Esta página é um complemento da história do chocolate.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Van Houten

Coenraad van Houten era um químico holandês e foi um dos grandes heróis do chocolate.

Desde que o chocolate foi introduzido no quotidiano dos europeus, que estes reparavam que o seu chocolate quente possuía uma espuma desagradável à superfície, a manteiga de cacau ou a gordura. O chocolate era gordo! Muitas vezes as pessoas adicionavam farinha de trigo ou milho, assim como outras coisas, mais repugnantes. No entanto, apesar de todos os esforços, o chocolate continuava a ser uma bebida gordurosa.
Van Houten veio mudar tudo. Em 1828, preocupado com a gordura indesejável, Van Houten deitou mãos à obra e apresentou uma prensa capaz de retirar, de uma só vez, metade da gordura do chocolate. O que restava era um pó castanho e fino - o cacau!
Aperfeiçoando o método, o químico, decide juntar sais alcalinos à pasta antes de ser sujeita à compressão. O resultado final é um pó mais solúvel e menos ácido.
A prensa de Van Houten abriu caminho para a invenção do chocolate para comer. Rapidamente todos os outros fabricantes se apressaram a tirar proveito do método da prensa. Van Houten lança para o mercado a sua caixa de pó castanho-escuro (cacau) para dissolver na água, assiste-se à democratização do chocolate quente.

0 comentários:


Blogspot Template by António, Joana, João, Marisa e Miguel. Powered by Blogger